Mente e coração

Depois de dois anos sem escrever, senti-me tocada pelo Senhor para falar sobre algo que faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa: coração. Mais que se tratar de um órgão que bombeia sangue para o corpo todo, esse termo se refere à nossa mente. Esse misto de pensamentos que passam a todo momento pela nossas cabeças são os responsáveis pelas as nossas atitudes e tomadas de decisões importantes para a nossa vida.

Quando era uma adolescente, um versículo que marcou bastante aquela época foi o que está registrado em Romanos 12:2, o qual nos diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Tal mensagem é extremamente importante, pois se trata de um alerta para todos em relação à forma como colocamos a nossa vida diante de Deus. Assim, percebemos a necessidade de uma renovação de mente (renovação de coração) para alcançarmos a boa vontade de Deus. Isso implica dizer que se nos acomodarmos em pensar da mesma maneira que os outros pensam e despresarmos o que Deus pensa de nós, não conseguiremos experimentar a vontade dEle.

Em Provérbios 4: 20-23, está o seguinte conselho precioso: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida“. Nesse texto, percebemos que coração/mente são os responsáveis pelas saídas da vida, ou seja, pelas decisões e escolhas que tomamos.

É impressionante como nós sempre temos a tendência de deixar que a nossa mente seja atingidas por mensagens que não provêm do Reino de Deus. Tais mensagens não representam a verdade sobre nós, entretanto, quando postas na nossa mente, passam a fomentar visões equivocadas sobre nós mesmos. Dessa forma, é importante buscar essa renovação em Deus. Ter em mente o que Deus pensa sobre você o fará uma pessoa melhor. Mas, você pode me perguntar: “como posso saber o que Deus pensa de mim?”. A resposta a essa questão pode ser respondida por meio de oração e de busca da Palavra de Deus.

Se você já recebeu Jesus, o Espírito Santo habita em seu espírito e o santifica. Logo, seu espírito passa a ser uma nova criatura. Sendo assim, há uma constante luta entre a sua carne e o seu espírito pelo controle da sua alma (intelecto e emoções). Em vista disso, deixar que o Espírito Santo tome conta das suas decisões, permitindo que o seu espírito prevaleça em relação à sua carne, fará com que a sua mente seja renovada. Assim, o seu coração, antes movido por desejos carnais, passará a servir ao Senhor em espírito e em verdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s